Postagens do facebook


I – Postagens de menção geral



1

No fim de 2011


O ano está chegando ao fim! Foi muito bom ter feito novas amizades no Facebook; ter postado notícias sobre corridas, nadadas e pedaladas; ter interagido com pessoas tão distantes fisicamente, porém tão próximas nos sentimentos e nos ideais; ter mostrado mais um humilde trabalho literário para todos; e, enfim, ter aprendido coisas novas com os amigos. Sempre digo a todos que a vida é um constante aprendizado, e as redes sociais estão em nossa vida para nos ajudar! Comecemos então, desde já, 21 dias antes da virada, a vibrar positivamente para que o ano vindouro seja ainda melhor para todos nós!


2


Ao completar 48 anos em janeiro de 2012


Pronto! Meia-noite! Já estamos no dia oito de janeiro!

Sou grato a Deus por completar hoje mais um ano de minha existência aqui na Terra podendo usufruir desta vida com saúde, paz, união, amor e harmonia!

Agora, uma pitada de bom humor: que a segunda metade da minha jornada, na qual talvez já tenha entrado, seja ainda melhor que a primeira; afinal, ao completar hoje 48 anos acredito que esteja em torno dos 50% vividos, tal como mostra o indicador de combustível de um automóvel quando está com meio tanque. Hehehe!


3


Ao completar 49 anos em janeiro de 2013


Abrir a volta de número cinquenta significa estar vivendo com saúde, paz, amor e harmonia; ter um trabalho digno e gratificante; apreciar a dádiva da vida e possuir uma família maravilhosa, que me enche de felicidade.

Abrir a volta de número cinquenta significa olhar para trás e não me arrepender pelo que fiz ou, ainda, minimizar alguns erros cometidos e tomá-los como lição para os acertos vindouros.

Abrir a volta de número cinquenta significa possuir projetos e planos procurando buscar continuamente o conhecimento acerca do universo.

Abrir a volta de número cinquenta significa receber o carinho dos amigos reais, virtuais, parentes e conhecidos, que se fazem presentes com gestos, palavras, sorrisos ou um simples clique.

Abrir a volta de número cinquenta significa ter completado quarenta e nove anos de idade há mais de quarenta e nove horas e começar a contagem regressiva para que nos próximos 362 dias a marca de meio século de vida seja atingida!


4


Quase um milhão e meio de dólares em dezessete minutos: na última sexta-feira foram abertas as inscrições para o IronMan Brasil, que será realizado em maio de 2014, na cidade de Florianópolis. Os atletas que desejassem participar deveriam fazer suas inscrições pelo site da Latin Sports, que já anunciara com antecedência que estas abririam pontualmente às onze horas. Isso foi no dia sete de junho.

Pontualmente às 11h17 daquela manhã as inscrições estavam encerradas!

Valor da inscrição por atleta: US$ 700,00. Total de inscritos: 2000!

Negócio da China, hein?


5


Aconteceu no fim de 2012


Recentemente, minha filha, ainda uma inocente criança, questionou-me sobre a criação de Deus. Como Ele surgiu, pai? Tentei explicar que Deus é Eterno e Infinito e que nós, seres terrenos, ainda não temos plena consciência para compreender Sua grandeza. Por fim, utilizei uma frase que uma vez postei que diz: “Entender a grandiosidade de Deus é algo que foge à nossa compreensão. Seria como tentar colocar todas as águas do planeta em um único copo”. Eis o mistério da Fé!


6


Num trabalho escrito com o amigo Marcos Cunha, mostramos uma já conhecida passagem que aconteceu com um discípulo de Sócrates:

“Conta a estória que, certa feita, um discípulo de Sócrates o procurou e disse-lhe que tinha algo a contar sobre alguém. Imediatamente, o Mestre perguntou ao discípulo se o que ele iria contar-lhe havia passado pelo crivo das três peneiras. O rapaz, intrigado, disse não conhecer nada sobre as três peneiras, ao que o Mestre da Grécia Antiga esclareceu: “Sim, as peneiras da verdade, da bondade e da necessidade. O que você deseja me contar passou pela primeira peneira, a da verdade? Isso que vai dizer é realmente verdade, você viu acontecer ou apenas ouviu de outro que ouviu de outro mais ainda? Se não for verdade, esqueça, não me conte, mas se for, ainda precisará passar pela peneira da bondade. O que você quer dizer será bom para mim, para você, para a pessoa de quem você vai falar e para a humanidade? Se não for bom para qualquer um de nós, não me conte, mas se houver bondade em sua fala, ainda assim deverá passar pela terceira e derradeira peneira. A sua fala sobre nosso irmão é necessária? Trará algum benefício para nós ou para a humanidade em geral? Ajudará nosso irmão do qual você deseja falar? Se o que você quer dizer passar pelas peneiras, conte. Tanto eu, como você e nosso irmão nos beneficiaremos com o contado, caso contrário, se não passou por qualquer uma das três peneiras, então esqueça e enterre tudo”.

Para refletir!


7


Cada dia que passa escrevemos uma nova página do livro da nossa vida. Saibamos tirar proveito de todos os momentos vividos sempre com a sabedoria de que nossa existência atual é somente um capítulo de uma infinita história. A regra é procurar melhorar a sintonia e os pensamentos fazendo deste “sopro na eternidade”, um bonito pedaço desta mesma história.


8


Que o tempo está passando depressa demais e por essa razão envelhecemos mais rapidamente do que gostaríamos pode ser uma realidade, mas prefiro pensar que envelhecemos quando deixamos de ter um ideal de vida ou uma razão maior por estarmos neste mundo. É preciso simplesmente descobrir o porquê de nossa existência e, a partir daí, acender uma chama em busca desse ideal.

Afinal, o envelhecimento físico faz parte da natureza e devemos lidar com isso de maneira sábia: Quantas vezes deparamos com pessoas dizendo que deixam de fazer algo, como praticar uma atividade física só porque estão velhas?

É preciso contagiar essas pessoas com pensamentos “jovens”.

Eis uma regra: devemos pensar que ficamos “velhos” quando paramos de “fazer”, e nunca que paramos de “fazer” porque ficamos “velhos”. Tomemos como lição que o envelhecimento físico será um simples detalhe que ficará sobreposto pela eterna e vivificante juventude da alma!


9


Conheço pessoas que dizem trabalhar naquilo que não gostam, que se queixam que os atuais empregos são apenas para manter sua renda, que desejam mudar de vida e que vivem amarguradas.

Para os que estão nesta situação, vai uma simples sugestão: procure fazer pequenas coisas, meia hora por dia, que lhe tragam satisfação. Talvez praticar uma atividade física, tocar um instrumento, ler um bom livro, ministrar aulas, ajudar um amigo com palavras ou até mesmo praticar pequenos gestos de caridade. Todos nós temos alguma aptidão, basta descobri-la! Ao exercitá-la um pouco por dia atrairemos bons fluídos, que vão se irradiar não somente nesses raros minutos, mas também por todas as horas desse mesmo dia! A energia fica! Pense nisso!

10


Diariamente venho observando como minha filha está crescendo. Parece que foi ontem que presenciei seu nascimento, suas primeiras palavras, seus primeiros passos e tantas outras coisas boas. Tudo passou muito rápido! Agora me vejo em uma fase que, a cada dia, conforme ela vai ganhando beleza e formosura, eu vou perdendo... hehehe (nada como uma pitada de bom humor sempre que possível).

Contudo, mais do que o desenvolvimento físico e intelectual das nossas amadas crianças, o que mais me causa preocupação são os princípios morais que elas estão formando. Isso sim é importante! Peço sempre a Deus que nos dê sabedoria para que eduquemos nossos filhos respaldados, sobretudo, nas boas condutas, na consciência de benevolência, na caridade, na fraternidade e no amor ao próximo, para que quando se tornarem adultos eles ajudem a fazer do nosso mundo um lugar melhor.

Façamos a nossa parte!

Saibamos educá-los!



11


8 de março


É de se perceber como a cada ano o significado e a lembrança da data de hoje ganha força. Eis um momento no qual todas as mulheres da sociedade presenciam um justo e merecido reconhecimento.

Parabenizo minha mãe, minha sogra, minhas cunhadas, minhas primas, todas as demais parentes, colegas, leitoras, amigas virtuais e outras mais pela ocasião. E um parabéns especial para as duas grandes mulheres que convivem diariamente comigo e me aturam: minha querida esposa e minha querida filha!

Feliz Dia Internacional da Mulher!


12


1 de março de 2013


Vejam só que interessante: tenho um grande amigo de infância que nasceu há exatos 49 anos, no dia 29 de fevereiro. O mais curioso é que ele foi registrado exatamente nesse dia. Somente nos anos de Olimpíadas (anos bissextos) é que consigo ligar na data efetiva e lhe dar os parabéns. Ontem olhei no calendário e pensei: é amanhã! Não posso esquecer! Hoje tenho aquela impressão: Nossa! Foi ontem! Esqueci!

Tenho até curiosidade em saber como o Facebook se comportaria se ele fizesse parte dessa rede social. Matematicamente falando, o correto seria lhe dar parabéns às 23h59 do dia 28, mas, em muitas conversas que tivemos sobre o assunto nesses longos anos de amizade, concordamos que ele tem duas datas para receber tais felicitações: dia 28 ou dia 1o.

Agora, já pensou se ele envelhecesse somente quando completasse o aniversário na data correta? Que beleza seria, hein?


13


15 de fevereiro de 2013, após a quarta feira de cinzas.


Para os que acreditam que o ano começa somente depois do carnaval, aí vão os meus votos de um feliz Ano-Novo! Muita paz, saúde e prosperidade! Que todos os seus desejos se realizem! Hehe! Eis, assim, mais uma oportunidade para renovarmos nossas esperanças! Pensamento positivo, sempre!


14


27 de janeiro de 2013


Ganhei o dia! Estava pela manhã me despedindo da cidade maravilhosa, fazendo uma rápida caminhada no calçadão de Ipanema, em direção ao Leblon, quando de repente deparei com o Ronaldo, o Fenômeno, acompanhado de alguém que parecia ser seu personal-trainner! Deu tempo apenas de eu dizer:

– Que legal! Você está ainda mais magro!

 Então, ele respondeu com um sorriso:

– Quer dar um pique com a gente?

Já havia percebido que eles estavam dando piques de 50 metros, alternando com descanso em caminhadas de distância igual! Aceitei o convite e os acompanhei em um dos tiros! Muito legal!

Diferente de muitas celebridades que existem, ele se mostra simpático com todos que o abordam! Parabéns, Ronaldo!


15


Sempre digo que o ato do elogio é algo que devemos praticar sempre que possível, pois isso traz boas energias tanto para quem faz o elogio, pois a opinião enaltece a qualidade de alguém, como para o elogiado.

Defeitos e qualidades são inerentes a todos nós, então nada como procurar enxergar as qualidades e exprimi-las quando possível. Palavras têm força!


16


Desde que me conheço por gente, presencio nos semáforos de São Paulo muitos pedintes: homens, mulheres, crianças, idosos, pessoas deficientes, mães com bebês de colo etc. Para conseguirem alguma coisa, alguns tentam entreter as pessoas com malabarismos, outros vendem algo, e muitos simplesmente estendem a mão.

Quando deparo com essas situações, confesso que procuro seguir minha intuição e ajudar apenas os que realmente necessitam. Mas, com o coração mole que tenho, acabo deixando a emoção falar pela razão e talvez cometa alguns erros.

Contudo, não tolero ver pessoas que deixam de comprar uma bala de um cadeirante que está ali trabalhando e, no farol seguinte, ao serem abordadas por calouros de faculdade, sorridentes, pintados, com aparência jovem e rosto bonito, darem alguma quantia em dinheiro a estes!

É uma pena como muitas pessoas ainda são movidas por aparência e não conseguem enxergar um pouco mais além disso... Dentre outras coisas, não seria difícil perceber que enquanto o mencionado cadeirante estava “pescando”, os calouros estavam “pedindo o peixe”.

Se for para “dar o peixe” acho que temos de fazer com que o outro se sinta um bom “pescador”. Não é mesmo?

Como tudo na vida, a lição: por vezes até podemos dar o peixe a quem nos pede, porém o mais correto seria ensinar a pescar!


17


Última sexta-feira do ano. Quando chegamos nessa época, as pessoas renovam as esperanças, reformulam as promessas, elaboram planos, traçam estratégias; enfim, aguardam que com a chegada do novo ano a vida se transforme, os dias vindouros sejam repletos de prosperidade, paz e amor. Todos desejam um futuro ainda melhor!

É importante, então, que aproveitemos esse momento, em que muitas pessoas estão com pensamentos edificantes e sincronizados, formando assim uma grande aura invisível aos nossos olhos e propiciando um cenário favorável para que todos os nossos desejos se realizem.

Para fazermos do presente precioso um precioso presente, nosso esforço deve ser mais intenso para, assim, atingirmos nossos objetivos. Se agirmos dessa maneira, com certeza obteremos melhores resultados. Faço uma rápida analogia de quando em uma determinada corrida de rua um atleta pretende melhorar sua marca: ele faz treinos um pouco mais puxados buscando, gradativamente, alcançar a meta! Creio que isso vale para tudo na nossa vida. É preciso sair da chamada “zona de conforto”! Assim, as coisas fluem melhores!

Lembre-se de que o pensamento é criador, porém são nossas atitudes que edificam.


18


Natal do Papai Noel


Desde criança observo como nessa época do ano a cidade fica cada dia mais bonita, iluminada e colorida. Enfeites e decorações natalinas fazem parte de um cenário esplendoroso. Ao cair da noite, todos esses artefatos mostram uma cena rara, com iluminação, brilho e movimento. E, a cada ano, com o avanço tecnológico, entre os meses de novembro e dezembro, tudo se transforma e ganha uma beleza extremamente especial.

Mas tem algo que me entristece muito ao observar esse espetáculo: em todo tema natalino deparo com a figura de um idoso senhor de barbas brancas, vestido de vermelho, que, por vezes, está acompanhado por outros detalhes decorativos tal como casas, paisagens e cenários europeus, rodeado por uma infinidade de pinheiros e outras figuras que realçam as cores verde e vermelho. Se por um lado o tão conhecido Papai Noel está tão presente em todo o tema natalino, por outro, a ausência do ator principal passa despercebida para muitas pessoas. É o Natal do Papai Noel.

Se eu fosse fazer uma análise, poderia assegurar que de cada dez temas natalinos observados aleatoriamente pelas ruas, os dez fazem menção ao Papai Noel, porém, um ou nenhum deles faz menção a algum presépio ou nem sequer possui a figura do menino Jesus.

Afinal, o Natal é do menino Jesus ou do Papai Noel?

Deveríamos refletir sobre o real significado do Natal. Independentemente da vontade dos decoradores natalinos, a comemoração do nascimento do menino Jesus deveria ser um precioso momento para praticarmos o amor ao próximo e iniciarmos uma mudança interior. Nossas escrituras mostram que Jesus nos ensinou o real significado da fé quando nos revelou como falar com o Criador por meio da oração. Aproveitemos este precioso momento que se aproxima, com a chegada desta data tão especial, para elevarmos nossos pensamentos a Deus e rogarmos boas vibrações para este nosso mundo, tão carente das nossas preces.

E que nossos pensamentos permaneçam elevados não só nessa época, mas durante todos os dias do ano. Assim, quando depararmos com uma decoração natalina, mesmo sem a presença do ator principal, lembremo-nos do verdadeiro significado do Natal e reflitamos profundamente sobre o motivo pelo qual esta linda festa está sendo preparada. Que tal?


19


Quando diziam que o mundo acabaria em 21/12/2012


São Paulo, 21/12/2012


O dia amanheceu normalmente, inclusive em muitos países já é noite. Em alguns lugares bate sol e em outros chove; em várias partes do mundo faz calor e em outras faz muito frio. O vento sopra em colinas, as ondas do mar chegam às praias, a natureza mostra sua beleza, os animais permanecem nas selvas, pássaros cantam; enfim, a vida continua.

Nesse exato momento, porém, enquanto algumas pessoas choram, outras riem; enquanto milhares de seres morrem, outros tantos nascem; enquanto muitas criaturas sentem dor outras, tantas sentem prazer; enquanto alguns homens tornam-se enfermos, outros se curam. A sinergia do mundo continua a imperar, e tudo que acontece a cada segundo, continua a acontecer como sempre. Nada mudou por chegarmos em 21/12/2012. Nosso formoso planeta azul continua a girar, e mais de sete bilhões de pessoas continuam a viver.

E nós?

Mudamos?

Que tal, então, encararmos o dia de hoje como o fim dos tempos obscuros e procurarmos uma renovação interior? Já que tantas pessoas falavam na chegada desta data, por que não a marcamos como o dia da morte da nossa velha consciência e do renascimento de um novo entendimento da vida? Por que não?

 Procuremos elevar os pensamentos e melhorar as atitudes, acreditando que o universo do terceiro milênio, a partir de agora, conspira a nosso favor. Conscientizemo-nos que com atitudes de amor ao próximo nossa vida passa a ter mais sentido. Se ao menos tentarmos praticar este exercício, começando com pequenos gestos, afirmo que muitas mudanças ocorrerão!

Para melhor!


20


Discordo dos que não gostam das redes sociais por acharem que foram criadas apenas para bisbilhotar a vida alheia. Sabemos que cada um faz postagens da forma que quer. Por essa razão, não somos obrigados a ler tudo que surge na nossa tela. Escolhas fazem parte do nosso dia a dia, e isso vale também no mundo virtual.

Afirmo que em uma vida conturbada e de tempo escasso, é muito bom quando temos notícias frequentes de amigos queridos, primos distantes, colegas de infância e tantas pessoas especiais. É enriquecedor alimentar nossa mente com mensagens que nos acrescentem algo. É gratificante interagir e ser útil. Um simples “curtir”, um pequeno comentário ou um compartilhamento podem dizer muito mais do que mil palavras. O fato é que temos de tentar enxergar o lado bom de todas as coisas. Na internet e no mundo real.


21


Segunda-feira, quando eu saía de casa para praticar minhas atividades esportivas, uma senhora de certa idade, que mora no meu prédio, deparou casualmente comigo e perguntou se eu podia acompanhá-la, pois naquele horário a rua ainda estava escura, deserta, e aquela quadra ainda tem o agravante de possuir árvores que dificultam a iluminação da calçada. Seu percurso seria muito curto, pois a duas quadras dali ela iria fazer exames laboratoriais, às seis horas. Eram 5h45 e percebi sua gratidão por ter encontrado alguém no elevador que pôde fazer-lhe companhia e deixá-la tranquila em uma simples caminhada. Pequenos gestos, grandes alegrias!\


22


Um dia desses estava reparando em uma imagem num porta-retratos que fica em minha mesa de trabalho. Confirmei algo que todos nós já sabemos: a vida passa muito depressa... Qualquer um percebe que cada dia vivido nos distancia em aparência de uma fotografia tirada anos atrás.

Por essa razão sempre peço que aproveitemos intensamente todos os momentos da nossa vida, pois eles são únicos! É importante sabermos curtir as nossas diferentes fases, a dos nossos entes queridos e a de todos os amigos que nos cercam, fazendo que esses instantes sejam maravilhosos e especiais!

Gosto de usar uma frase que afirma que o dia de ser feliz é Hoje. É preciso que enxerguemos o momento presente com bons olhos e o transformemos em um presente para nós. É fazer do presente precioso um precioso presente!

Para, no futuro, quando olharmos uma fotografia, sabermos que, independentemente das marcas deixadas pela passagem do tempo, aquela fase foi marcante e deixou algo de bom.


23


Estava chegando ao meu trabalho quando emparelhei o carro com um veículo escolar, repleto de crianças com cerca de quatro anos de idade, que aproveitaram o semáforo fechado para, sorrindo, acenarem para mim. Ao começar aquele dia de forma tão positiva, captando as boas vibrações daqueles pequenos, pensei intimamente que não há nada como a inocência de uma pequena criança, que enxerga o mundo como ele realmente deveria ser.


24


Perdão


Todos nós, como filhos de um Deus eterno e infinito, somos continuamente perdoados por Ele por nossas falhas e imperfeições. Herdamos Dele a característica de perdoar nossos entes diretos. O que é difícil é transcender esses pensamentos e perdoar a todos indefinidamente. Fazer isso com nossos filhos é uma tarefa fácil, porém, ao procurarmos praticar esse ato com um estranho é que saberemos o quanto ainda precisamos evoluir.


25


Procuro fazer do presente um momento precioso, além de valorizar todas as pequenas coisas do dia a dia.

Procuro praticar um pequeno gesto, dar um simples bom-dia, um humilde sorriso, uma expressão sincera; enfim, algo que irradie alegria ao próximo!

Não podemos perder as oportunidades que surgem de sermos felizes!


26


Será que temos tempo?


Convido-o a fazer um exame de consciência para saber se está usando o seu tempo de forma adequada. Você, por acaso, já disse a seguinte frase: “Eu gostaria de fazer tal coisa, mas não tenho tempo...”?

Se você diz que não tem tempo para fazer algo, é porque, intimamente, não deseja, de fato, fazer. O dia tem 24 horas para todos, e, às vezes, arrumamos várias desculpas para deixar de lado um projeto ou começar a construir um sonho.

Vou comentar a lição do Papa Paulo VI quando passou encargos para os bispos e cardeais que já tinham muitas atividades. Ele disse que somente quem faz muita coisa arranja tempo para fazer ainda mais. Podemos concluir, então, que não temos tempo para o que não queremos fazer! Ainda é tempo de mudarmos de atitude.


27


Saber esperar


É importante tomarmos como lição os momentos difíceis, em que as coisas parecem não andar ou não acontecer. A partir disso, temos de aprender a esperar. Tudo na vida tem o momento certo. A paciência é um atributo divino e temos de tentar praticar esse nobre ato com frequência. A ansiedade é prejudicial e traz angústia. Praticando a paciência, quando menos “esperamos” as coisas de fato acontecem. Acreditem!


28


A lição aqui é para que nunca desistamos dos nossos sonhos! Acreditemos sempre!

“Então nós fomos para a Atari e dissemos:

– Ei, nós fizemos essa coisa engraçada, construída com algumas peças de vocês; o que vocês acham de nos financiar? Ou então nós podemos lhes dar. Apenas queremos produzi-la. Paguem nossos salários e nós trabalharemos para vocês.

E eles disseram ‘não’. Então, nós fomos para a Hewlett-Packard, e eles disseram:

– Nós não queremos vocês. Vocês nem terminaram a faculdade.”

Eis o início da história do fundador da Apple Computer Inc, Steve Jobs, contada por ele mesmo, na tentativa de atrair o interesse da Atari e da HP no computador pessoal projetado por ele e pelo Steve Wozniak's.


29


O verdadeiro sentido do Natal


Natal é um momento de amor a Deus e gratidão pela vinda do Menino Jesus. É também o momento de amor ao próximo, eterno e diário, e não deve ser vivido apenas no dia 25 de dezembro. A comemoração do seu nascimento deve ser um precioso momento para refletirmos e praticarmos continuamente o amor ao próximo, iniciando, se necessário, uma mudança interior.

A ocasião desta data que se aproxima nos convida, ainda, a meditar: Se Jesus ensinou aos homens como chegar à plenitude da vida trilhando o caminho da luz e da verdade, e mostrou o real significado da fé quando revelou como falar com Deus pela oração1, vamos aproveitar este momento precioso, em que muitas pessoas entram em sintonia com nossos amigos invisíveis de luz para elevar nossos pensamentos e rogar por um mundo melhor.

Feliz Natal a todos!


1 Mateus 6:9-15


30


Pensamento positivo, sempre!

A sinergia que existe entre o mundo visível e o mundo invisível é colossal. Se de fato enxergássemos isso, tentaríamos manter nossos pensamentos sempre elevados, pois assim, além de atrairmos coisas boas do outro plano, certamente abriríamos nossos canais do inconsciente resgatando a sabedoria que acumulamos ao longo de sucessivas vidas!


31


Primeira comunhão da minha filha


A Eucaristia é a consagração do pão no Corpo de Cristo e do vinho em seu Sangue, que renova mística e sacramentalmente o sacrifício de Jesus na cruz. A Eucaristia é Jesus real e pessoalmente presente no pão e no vinho que o sacerdote consagra. Pela fé, cremos que a presença de Jesus na hóstia e no vinho não é apenas simbólica, mas real. Isso se chama mistério da transubstanciação, uma vez que o que muda é a substância do pão e do vinho.

A instituição da Eucaristia aconteceu durante a última ceia pascal, celebrada por Jesus com seus discípulos; e os quatro relatos coincidem no essencial: em todos, a consagração do pão precede a do cálice; embora devamos lembrar que na realidade histórica, a celebração da Eucaristia (fração do pão) começou na Igreja primitiva antes da redação dos Evangelhos.

Os sinais essenciais dos sacramentos eucarísticos são: pão de trigo e vinho da videira, sobre os quais é invocada a bênção do Espírito Santo, em que o presbítero pronuncia as palavras da consagração ditas por Jesus na última ceia: “Isto é meu Corpo entregue por vós... Este é o cálice do meu Sangue...”

É chegado o dia da primeira comunhão da minha filha e de vários de seus pequenos colegas de classe. Que esse dia sagrado seja o início de uma nova consciência espiritual para todas essas crianças!


32


A única certeza


Do ponto de vista da física quântica, toda a energia se transforma. Então nós, como pura fonte de energia; ao perdermos a roupagem carnal, apenas mudaremos nosso estado. Assim, é possível concluir que além da já sabida morte do corpo físico, a única certeza de fato é a da eternidade da vida!


33


Eis um ensinamento do livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, que é uma lição de vida para todos nós:

“Muitas pessoas dizem de seus adversários: ‘Eu lhe perdoo’, enquanto, interiormente, experimentam um secreto prazer do mal que lhe acontece, dizendo para si mesmas que ele não tem senão o que merece. Quantos dizem: ‘Eu perdoo’ e acrescentam: ‘Mas não me reconciliarei nunca; não quero vê-lo pelo resto da vida’. Está aí o perdão segundo o Evangelho? Não; o verdadeiro perdão, o perdão cristão, é aquele que lança um véu sobre o passado; é o único que vos será contado, porque Deus não se contenta com a aparência: ele sonda o fundo dos corações e os mais secretos pensamentos; não se lhe engana com palavras e vãos simulacros. O esquecimento completo e absoluto das ofensas é próprio das grandes almas; o rancor é sempre um sinal de rebaixamento e de inferioridade. Não olvideis que o verdadeiro perdão se reconhece pelos atos, bem mais que pelas palavras (PAULO, apóstolo, Lião, 1861).”


34


Nossa sabedoria é o resultado de experiências acumuladas ao longo das sucessivas vidas, e é preciso saber resgatá-la do inconsciente dando ouvido às nossas intuições. Essa fonte de informação que desconhecemos e que está dentro de nós, é como uma lâmpada que um dia irá acender.




II – Postagens de menção aos meus livros


35


Em 13 de maio de 2013


Hoje é aniversário de 96 anos da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima. No meu primeiro livro faço menção a esse acontecimento, pois a história se inicia em 1917, o ano das aparições.

Aproveitemos a data de hoje e elevemos nossos pensamentos a ela, para que tenhamos uma semana com muita luz!


36


Ontem fui surpreendido no início do dia com um telefonema de uma colega de trabalho que apenas me ligou para contar que a filha estava apreciando demais o meu segundo livro, Na oficina do amor. Confesso que depois de quase dois anos de lançado, é muito gratificante ouvir o retorno dos queridos leitores por algo feito lá atrás.

Poder ter grafado essas humildes palavras que trazem conforto, fé, otimismo e esperança a tantas pessoas me dá a sensação de muita alegria e me faz pensar que há, de fato, palavras em forma de livros, que são para sempre.

Isso me encoraja a fazer desses escritos, que nunca foram minha atividade principal, algo contínuo, e que assim eu possa continuar presenteando outras pessoas com futuros trabalhos. Que Deus permita que assim seja!


37


Como já participei de algumas maratonas e tive a emoção de cruzar a linha de chegada por mais de uma vez, confesso que nesta semana não parei de remeter meus pensamentos aos moradores da cidade de Boston, imaginando que tudo o que poderia terminar em festa tenha terminado da forma que todos nós sabemos. Muito triste mesmo.

Cabe a nós vibrarmos para que os sobreviventes atingidos se restabeleçam; vibrarmos para que parentes e amigos das vítimas fatais se encorajem e tenham fé em Deus; vibrarmos para que o restante da população saiba enfrentar esse momento difícil, e, por fim, repugnarmos veementemente esses atos terroristas que tanto afligem nosso planeta.

Tive a oportunidade de demonstrar em humildes palavras grafadas em um livro que existe um grande amparo da espiritualidade maior nessas situações. Oremos, então, para que esses nossos irmãos invisíveis permaneçam em trabalho ativo levando um pouco de alento e conforto a tantos corações entristecidos.


38


“Vivendo e escrevendo...

Assim que eu acabei de escrever o terceiro livro, no fim de 2012, enviei para a editora. Sabia que o processo de edição levaria cerca de seis meses e, então, pensei: ‘Por que não começo a escrever outro livro já, enquanto espero o trabalho deles?’ (Por sinal ainda estou aguardando...)

E foi o que fiz! E melhor, sabendo que o amigo Marcos Cunha estava com um material precioso nas mãos, nada menos do que vários escritos referentes às suas belíssimas palestras ministradas em casas de caridade, imaginei fazer um trabalho em parceria com ele. Pensamos: ‘Por que não inserimos algumas das palestras em uma história romanceada, escolhendo temas de acordo com as características da principal personagem?’.

Montamos, assim, uma envolvente história que mostra o drama de uma garota de 23 anos que sofre de depressão e está à beira do suicídio e o amparo do namorado, de um casal de amigos e da alta espiritualidade na tentativa de ajudá-la. Seus jovens amigos começam a frequentar um Centro Espírita e conhecem um simpático senhor que realiza palestras todas as semanas, dessa forma criam um laço afetivo com ele.

O mais impressionante é que 114 dias depois de iniciarmos esse trabalho em conjunto, o texto ficou pronto! Foi finalizado no Sábado de Aleluia! Aleluia, hein!

Com o terceiro livro no forno e prestes a sair, nasce agora a quarta obra, feita a quatro mãos! Nosso próximo passo será contratar uma revisora profissional para fazer os devidos ajustes. Depois, decidiremos o próximo passo!

Somos gratos à alta espiritualidade por tanta inspiração e por termos conseguido escrever tão rápido esta belíssima obra! E o ano ainda promete!”


39


Eis um trecho do meu primeiro livro, Na oficina do tempo, em que há um diálogo entre mãe e filha falando sobre o acontecimento que teremos no próximo domingo:

“Como católica fervorosa, Clarice estava muito feliz em levar dona Lourdes à sua igreja naquele dia. A data era especial para a Igreja Católica, pois seria celebrada a missa do Domingo de Ramos. Ela se orgulhava em mostrar seus conhecimentos religiosos para as filhas e, enquanto se aprontava à espera de dona Lourdes, comentava:

– E além do mais, Emília, hoje é Domingo de Ramos.

– Ah, sim, é verdade. É o domingo que antecede o Domingo de Páscoa.

– Mas o seu real significado, minha filha, é a celebração da entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. Ele havia ido para lá celebrar a Páscoa Judaica com seus amigos, que mais tarde se tornaram seus discípulos. Dizem que Jesus entrou na cidade sentado no lombo de um burro e que, depois, como forma de reverência, o povo cobriu o caminho por onde ele passou com folhas de palmeiras e ramos de árvores. Esta atitude serviu para despertar ainda mais a ira dos sacerdotes e mestres daquela época, que se viram ameaçados de perder o poder. Como consequência, iniciou-se a trama para a condenação de Jesus à morte.”

Que a proximidade da Páscoa, com o extraordinário clima pelo evento do renascimento do Mestre dos Mestres, traga-nos indefinidamente bons pensamentos, bons fluídos e a consciência de que seu sacrifício não foi em vão: Foi por amor a nós!


40


Outro dia uma colega de trabalho me perguntou sobre o lançamento do próximo livro. Respondi que o trabalho de uma editora ao receber um texto é complexo e compreende revisão, diagramação, catalogação, elaboração da capa, quarta capa, impressão, além do plano de marketing e distribuição. Como enviei a história no fim do ano passado, disse que o novo livro deve estar efetivamente pronto por volta da metade do ano.

Confesso que fico muito feliz com o interesse demonstrado pelas pessoas e pelo prestígio, mas minha melhor experiência como novo autor é receber o retorno emocionado de tantos e saber que meus escritos tocam de fato o coração! Obrigado, leitores!


41


Sonho de menino


Como desde criança já me arriscava a escrever algumas pequenas histórias, meu desejo naquela idade era um dia me tornar um escritor. Oito anos de vida, inocente e sonhador, imaginava fazer daquilo o meu sustento quando chegasse à idade adulta...

Depois de crescer, me formar, escolher uma profissão e “deixar adormecido” meu sonho de menino, tive a oportunidade, após quatro décadas de vida, de ver, enfim, livros publicados e outros a caminho. Uma dádiva!

Hoje sei que viver somente de textos é para escritores best-sellers, porém, afirmo que é muito gratificante mostrar aos queridos leitores mensagens de uma vida maior como partes de grandes histórias, independentemente dos dividendos materiais a mim timidamente proporcionados.

Descobri que o verdadeiro sustento que eu vislumbrava anos atrás não era o do corpo! Era o da alma!


42


Para refletir:


O livro Na oficina do tempo mostra um professor, habitante de uma escola espiritual, discorrendo para aprendizes acerca do universo:

 “– Não cabe também na mente humana a compreensão plena do universo e de todas as moradas astrais e terrestres. Temos o sistema solar do planeta Terra, de onde estamos próximos. E, assim como este, existem outros bilhões de sistemas solares na Via Láctea, com planetas; e cada um possui ao menos um planeta em condições climáticas e aparências idênticas às da Terra. Todos esses planetas têm habitantes de carne e osso, assim como os terrestres. O que ocorre, no entanto, é que temos inúmeros planetas mais evoluídos que a Terra, assim como temos inúmeros planetas menos evoluídos. Agora, imaginem a Via Láctea, que abriga esses bilhões de sistemas solares, como apenas um ponto do universo, e que, caminhando no universo infinito, encontramos bilhões desses pontos. Se é difícil imaginar a grandeza dessa obra, o que não dizer do seu Criador?”


43


Em Na oficina do amor procurei mostrar o trabalho da espiritualidade no amparo às almas dos que perderam a vida nos atentados de 11 de setembro.

Nos dias atuais, em um momento triste em que nós, brasileiros, vivenciamos a perda dos irmãos em Santa Maria, resta-nos vibrar para que as almas de luz iluminem a chegada deles à nova morada e, ao mesmo tempo, dê discernimento, equilíbrio e fé aos familiares e amigos.


44


E viva do Google! Menção à obra Na oficina do tempo.

Há alguns anos postei os primeiros capítulos do meu primeiro livro em um site para escritores e até hoje o Google traz esse link em sua primeira página para quem busca: “Melhor romance espírita”.

Longe de ser o melhor, porém, que isso é incrível não tem como negar... hehe


45


Em 7/12/2012


Durante grande parte deste ano, eu aproveitava o meu horário de almoço para colocar no “papel” muitas das palavras que estarão no próximo livro. Por vezes, também fazia isso depois do expediente e em outras raras ocasiões em casa, quando possível. Não importava quando, onde ou por quanto tempo eu escrevia, minha sensação de alegria, bem-estar e gratidão era tão intensa que, todas as vezes que eu terminava o trabalho, sentia como se houvesse uma grande plateia me incentivando, ajudando e agradecendo por me ver “grafar” tantas mensagens do bem nas partes de um futuro romance.

Confesso que logo depois de ter o texto concluído, inicialmente me senti um pouco órfão por não ter mais de escrever a história nem ter seus personagens para me animar... Contudo, ao perceber que a plateia continua aguardando outras “músicas”, aprendi a lição: após encerrar um grande projeto é preciso idealizar outro ainda maior!


46


Meu livro intitulado Na oficina do amor conta a história de uma morada espiritual de muita luz em que os habitantes desencarnados simpatizam com seguidores de várias religiões da Terra. Os líderes falam que as preces coletadas por eles, provindas de católicos, evangélicos, budistas, hinduístas, muçulmanos, judeus, umbandistas e tantos outros leva uma grande energia para os trabalhos celestiais.

E por falar em várias religiões, aproveito e quero desejar a todos os amigos judeus um Ano-Novo de muita paz, saúde e prosperidade: “Shana Tova”.


47


Ultimamente tenho colocado repertório de músicas clássicas tanto em minhas corridas matinais como em meu ambiente de trabalho, enquanto exerço minhas atividades de desenvolvimento de sistemas. Percebo que elas me renovam e me inspiram. Além de correr e trabalhar melhor, sinto-me muito bem e percebo surgir, com esplendor, novas ideias para um próximo trabalho literário! Em breve deverá nascer um novo livro!


48


“Poucos homens da Terra têm o conhecimento de que na maior parte das suas obras terrenas há ilustres maestros invisíveis em sua regência. A sinergia que há entre o mundo material e o mundo extracorpóreo é colossal. Assim como nós, uma humilde turma de aprendizes fazendo um trabalho edificante, há também em inúmeras moradas existentes no universo outros grupos de luz fazendo atividades similares e também influenciando nossos irmãos da Terra no seu dia a dia. Tanto na arquitetura, como na música, na pintura, na literatura e também em outras tantas áreas do planeta azul, os espíritos de luz estão nos bastidores”.

Este trecho foi extraído do meu próximo romance espírita, em que mostro a fala de um mestre de uma escola do astral para os alunos. Lançamento em 2014!


49


Ao lançar o meu segundo livro...


Há momentos na vida que são únicos, ímpares e inesquecíveis!

É chegada a hora de poder dar a leitores ávidos por palavras do Alto mais uma obra. Sou muito grato a todos os que me acompanharam nestes últimos dois anos nessa empreitada: os amigos do Facebook e outros tantos, que se fosse enumerá-los um a um não caberiam aqui.

Obrigado de coração a todos por compartilhar o presente precioso à espera do precioso presente.


50


Tive a grande honra, durante últimos quatro meses, de conhecer o trabalho que o amigo Marcos Cunha está fazendo em alguns Centros Espíritas quando ministra suas palestras. Seus discursos são sempre respaldados em preciosos materiais que ele mesmo escreve. Criamos, então, uma história romanceada utilizando esses escritos. Confesso que agora, ao vermos essas palavras grafadas como partes de um futuro livro, imensa é a nossa sensação de gratidão, de felicidade e de dever cumprido.

Eis um trecho da nossa história em que um ilustre palestrante, com o nome de Octavio, fala para um auditório lotado, compenetrado e em busca novos aprendizados:

“– A vida é oportunidade para o progresso, não sendo composta apenas por mim ou por você, mas sim por nós; portanto, não somos o centro do universo, mas sim uma estrela a mais brilhando na imensidão de incontáveis outras estrelas que, assim como nós, buscam seu espaço no universo da evolução espiritual.

Para isso, a vida é um verdadeiro campo de trabalho, uma escola, uma estrada. Estrada com atalhos, paradas, pedágios e uma linha de chegada. E, por muitas vezes, queremos pegar esses atalhos que a vida fácil nos oferece, achando que assim chegaremos mais rápido ao nosso destino, quando, na verdade, estes apenas vão nos atrasar em nosso crescimento.

As paradas representam o retorno à Pátria Espiritual, para que possamos refazer nossas energias e continuar a grande viagem do Espírito. Nessa viagem, em que muitas vezes percorreremos pelos caminhos do erro, da intolerância, do orgulho, da inveja, do desamor são como pedágios cobrados pelas reencarnações regenerativas e amargas, mas também retificadoras e esperançosas. Finalmente, passamos a visualizar a linha de chegada que vai nos trazer a certeza do caminho percorrido e das lições vivenciadas e aproveitadas.

Não estamos sozinhos na sociedade, fazemos parte de um todo e nosso crescimento sempre estará vinculado ao crescimento deste todo. Errôneo acreditarmos que poderemos crescer sozinhos, quando, na realidade, sozinhos estaremos estacionados. Na estrada da vida, chega em primeiro lugar, não aquele que sai correndo antes de todos, mas aquele que ao longo do percurso para com a intenção de ajudar os que estão com dificuldade em sua jornada.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário